quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ondas Eletromagnéticas e suas Conseqüências

Segundo pesquisas o excesso de ondas eletromagnéticas emitidas por equipamentos elétricos e eletrônicos produz um tipo de poluição imperceptível capaz de influenciar o comportamento celular do organismo humano, danificar aparelhos elétricos e até desorientar o vôo de algumas aves. Ninguém pode vê-la, mas a poluição eletromagnética está espalhada por toda a parte, ocupando o espaço e atravessando qualquer tipo de matéria viva ou inorgânica. Há muita divergência ainda entre os cientistas acerca deste ponto. Alguns afirmam que a radiação produzida pelos celulares pode causar danos ao cérebro, afetando a memória recente e provocando dores de cabeça. Eles recomendam que o aparelho seja usado moderadamente para evitar prejuízos à saúde. Outras correntes de especialistas contestam o resultado da pesquisa, mas todos reconhecem que o excesso de ondas pode alterar o funcionamento de equipamentos eletrônicos quando muito próximos uns dos outros. É por isso que a imagem do televisor pode embaralhar quando alguém liga o liquidificador ou o toque do telefone celular interfere na imagem do monitor do computador quando localizados muito próximos. Por via das dúvidas, os especialistas recomendam que o telefone celular seja utilizado de preferência em lugares abertos, que televisores e computadores fiquem fora do quarto de dormir e que o usuário não fique próximo ao aparelho de microondas quando acionado. Embora eles sejam blindados, nunca é de mais manter a precaução.




Por: Thamires

Fonte: http://proavirtualg5.pbworks.com/w/page/18674329/A%20exposi%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0s%20ondas%20eletromagn%C3%A9ticas

Como as Ondas Chegam a Sua Casa

Os sinais de Rádio e TV saem dos estúdios, centrais de produção, etc e passam por um processo chamado de radiodifusão (que é a conversão do sinal elétrico para ondas eletromagnéticas). Estas ondas eletromagnéticas são distribuídas por grandes antenas situadas em locais geralmente altos o suficiente para estar acima de toda uma cidade ou região. As ondas eletromagnéticas se propagam pelo ar, e cada onda possui uma frequência e comprimento diferente, que são definidos no momento do processo de radiodifusão. Por exemplo, as ondas de TV na maioria das cidades brasileiras são geradas no padrão UHF, com frequência que varia de 470 MHz até 806 MHz. Estas ondas estão por toda a parte, e ao "encontrarem" a antena da sua casa, são transformadas novamente, mas agora de ondas eletromagnéticas para sinais elétricos novamente, sendo assim compreendidos pelo seu rádio ou TV.




Por: Thamires

Fonte: http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20111024104726AAELDTT

Formação da Imagem

A formação da imagem no tubo de uma televisão é uma importante aplicação da força magnética que atua sobre uma carga elétrica em movimento. A imagem que se forma na tela da televisão, assim como no cinema, consiste em uma série de quadros construídos em curtos intervalos de tempo. É em razão da persistência da retina do olho humano que o cérebro interpreta as imagens de forma contínua. A imagem na televisão é formada por um feixe eletrônico que varre a tela do tudo de imagem. No cinema o processo de formação das imagens ocorre de forma contrária ao processo que ocorre nas televisões. A formação das imagens consiste em fotografias diferentes uma das outras, que ao serem movimentadas em alta velocidade acabam por formar a imagem que o cérebro humano capta.




Por: Thamires

Fonte: http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=8&idSubSecao=&idTexto=153

Experimento de Henrich Hertz

Existem as fontes terrestres de radiação eletromagnética que são : as estações de rádio e de TV, o sistema de telecomunicações à base de microondas, lâmpadas artificiais, corpos aquecidos e muitas outras.A primeira previsão da existência de ondas eletromagnéticas foi feita, em 1864, pelo físico escocês, James Clerk Maxwell. Ele conseguiu provar teoricamente que uma perturbação eletromagnética devia se propagar no vácuo com uma velocidade igual à da luz. E a primeira verificação experimental foi feita por Henrich Hertz, em 1887. Hertz produziu ondas eletromagnéticas por meio de circuitos oscilantes e, depois, detectou-se por meio de outros circuitos sintonizados na mesma freqüência. Seu trabalho foi homenageado posteriormente colocando-se o nome "Hertz" para unidade de freqüência.


Experiência de Heinrich Rudolf Hertz que produziu e captou pela primeira vez ondas de rádio.

Por: Thamires

Fonte: 
http://www.sarmento.eng.br/Telecomunicacoes.htm

Funcionamento

O funcionamento da televisão se dá a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um outro aparelho. Este (aparelho de tv) capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.Assim como o rádio possui freqüências de transmissão a televisão também as possui sendo o desenvolvimento da televisão tão grande que os canais disponíveis de VHF(very high frequency - freqüência muito alta) logo ficaram saturadas, ampliando assim a utilização da faixa de UHF(ultra-high frequency- freqüência ultra-alta). Assim, os fabricantes de televisores foram obrigados a construir um aparelho capaz de captar todos os canais para que os programas da faixa de UHF ficassem acessíveis.


Por: Thamires

Fonte: http://proavirtualg5.pbworks.com/w/page/18674363/Televis%C3%A3o

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ondas Eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas são ondas formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam no espaço perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia.



Por: Daniela

Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/o-que-sao-ondas-eletromagneticas.htm 

Interferência de Ondas

Vamos supor que tenhamos uma corda com uma extremidade fixa e outra livre. Se pegarmos a extremidade livre e fizermos um movimento de sobe e desce com a corda, veremos a formação de ondas que se propagam nela. Se por acaso duas pessoas pegarem uma corda e em ambas as extremidades começarem a executar um movimento de sobe e desce, veremos a formação de ondas que se propagam no mesmo sentido. Mas o que acontece quando essas ondas se encontram? Acontece o fenômeno que chamamos de Interferência de ondas.



Por: Daniela
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/interferencia-ondas.htm

Tipos de Ondas

Quanto à natureza, as ondas se classificam em:

Ondas mecânicas: são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar como, por exemplo, onda em uma corda ou mesmo as ondas sonoras;
Ondas eletromagnéticas: são aquelas que não necessitam de meio material para se propagar, elas podem se propagar tanto no vácuo (ausência de matéria) como também em certos tipos de materiais. São exemplos de ondas eletromagnéticas: a luz solar, as ondas de rádio, as micro-ondas, raios X, entre muitas outras.




Por: Daniela

Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/ondas.htm

Ondas

As ondas podem se classificar de acordo com a direção de propagação de energia, quanto à natureza das ondas e quanto à direção de propagação. Quanto à direção de propagação de energia, as ondas se classificam da seguinte forma:

UNIDIMENSIONAIS: propagam-se em uma única dimensão;
BIDIMENSIONAIS : propagam-se num plano;
TRIDIMENSIONAIS: propagam-se em todas as direções.



Por: Daniela
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/ondas.htm

Equações

Equações de Maxwell:James Clerk Maxwell, físico escocês,desenvolveu o trabalho mais notável na área do eletromagnetismo no século XIX. Maxwell se apoiou nas leis experimentais que foram descobertas pelos célebres cientistas Coulomb, Ampère, Faraday e deu a essas teorias uma nova visão, estruturando um conjunto de equações que resume todos os conhecimentos sobre o eletromagnetismo. As equações de Maxwell possibilitaram a previsão da existência das ondas eletromagnéticas, as quais são muito conhecidas e empregadas na ciência e na tecnologia. São ondas eletromagnéticas: as ondas de rádio, as micro-ondas, a radiação infravermelha, os raios X e raios gama e a luz visível ao olho humano.
Por: Daniela 
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/o-que-sao-ondas-eletromagneticas.htm

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Campo Magnético da Terra

O campo magnético da Terra é como o campo magnético de um gigantesco ímã em forma de barra, que atravessa desde o Pólo Sul até o Pólo Norte do planeta. Mas é importante lembrar que o Pólo Norte Magnético da Terra tem uma inclinação de 11,5° em relação ao Pólo Norte Geográfico. Ou seja, os pólos magnéticos não coincidem com os pólos geográficos. É o que mostra a primeira figura abaixo. Lembremos também que o Pólo Norte Geográfico também é inclinado em relação à linha perpendicular ao plano da órbita da Terra.



Por: Luana Mucio

Fonte: http://www.infoescola.com/fisica/campo-magnetico-da-terra/

Aplicações

A teoria eletromagnética é muito usada na construção de geradores de energia elétrica, dentre estes destacam-se os alternadores ou geradores de corrente alternada, que propiciam maior rendimento que os de corrente contínua por não sofrerem perdas mediante atrito. A base do alternador é o eletroímã, núcleo em geral de ferro doce e em torno do qual se enrola um fio condutor revestido de cobertura isolante. O dispositivo gira a grande velocidade, de modo que os pólos magnéticos mudam de sentido e induzem correntes elétricas que se invertem a cada instante. Com isso, as cargas circulam várias vezes pela mesma seção do condutor. Os eletroímãs também são utilizados na fabricação de elevadores e instrumentos cirúrgicos e terapêuticos. Seu uso abrange diversos campos industriais, uma vez que os campos que geram podem mudar de direção e de intensidade.






Por: Luana Mucio

Fonte: http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1724

Variáveis Magnéticas

Uma das variáveis magnéticas fundamentais é a indução magnética, intimamente relacionada com a intensidade do campo magnético. A indução representa a força magnética exercida sobre um corpo por unidade de carga elétrica e de velocidade. A unidade de indução magnética é o tesla, que equivale a um weber por metro quadrado; o weber é uma medida de fluxo magnético (grandeza que reflete a densidade dos campos magnéticos). Tanto a intensidade de campo elétrico e magnético quanto a indução magnética apresentam um caráter vetorial e, por conseguinte, para descrevê-las adequadamente devem-se definir, para cada uma, sua magnitude, direção e sentido. Por correlacionar a eletricidade e o magnetismo, adquiriu função especial no campo da física a noção de corrente elétrica, entendida como a circulação de cargas livres ao longo de um material condutor. Sua magnitude é determinada pela intensidade da corrente, que é a quantidade de cargas elétricas livres que circulam pelo condutor em um tempo determinado. Chama-se ampère a unidade de intensidade de corrente resultante da passagem em um condutor de um coulomb de carga durante um segundo. Essa unidade tornou-se a mais importante do ponto de vista eletromagnético, levando o sistema internacional de unidades a ter a notação MKSA: metro, quilograma, segundo, ampère.


Por: Luana Mucio

Fonte: http://www.coladaweb.com/fisica/ondas/eletromagnetismo

Potêncial Elétrico

Duas cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e quando de sinais contrários se atraem. A força destas interações é diretamente proporcional a sua quantidade de carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. Para explicar a existência dessas forças adotou-se a noção de campo elétrico criado em torno de uma carga, de modo que a força elétrica que vai atuar sobre outra carga distanciada da primeira corresponde ao produto da quantidade de carga desta primeira por uma grandeza chamada intensidade de campo elétrico. A energia que este campo transmite à unidade de carga chama-se potêncial elétrico e geralmente se mede em volts.



Por: Luana Mucio

Fonte: http://www.coladaweb.com/fisica/ondas/eletromagnetismo

A Carga Elétrica


Os fenômenos eletromagnéticos são produzidos por cargas elétricas em movimento. A carga elétrica, assim como a massa, é uma qualidade intrínseca da matéria e apresenta a particularidade de existir em duas variedades, convencionalmente denominadas positiva e negativa. A unidade elementar da carga é o elétron, partícula atômica de sinal negativo, embora sua magnitude não resulte em entidade suficiente para cálculos macroscópicos normais. Como unidade usual de carga usa-se então o coulomb; o valor da carga de um elétron equivale a 1,60 x 10-19 coulombs.



Por: Luana Mucio

Fonte: http://www.coladaweb.com/fisica/ondas/eletromagnetismo

Origem da Palavra Magnetismo

Conta uma lenda que a palavra magnetismo deriva do nome de um pastor da Grécia antiga, chamado Magnes, que teria descoberto que um determinado tipo de pedra atraía a ponta metálica de seu cajado. Em homenagem a Magnes, a pedra foi chamada de magnetita, de onde derivam as palavras magnético e magnetismo. Uma outra versão atribui o nome do mineral ao fato de ele ser abundante na região asiática da Magnésia. Seja qual for a versão verdadeira da origem da palavra, a magnetita é um imã natural - um minério com propriedades magnéticas. Sejam naturais ou artificiais, os ímãs são materiais capazes de se atraírem ou repelirem entre, si bem como de atrair ferro e outros metais magnéticos, como o níquel e o cobalto.
Os imãs possuem dois pólos magnéticos, chamados de pólo norte e pólo sul, em torno dos quais existe um campo magnético. Seguindo a regra da atração entre opostos, comum na física, o pólo norte e o sul de dois imãs se atraem mutuamente. Por outro lado, se aproximarmos os pólos iguais de dois imãs o efeito será a repulsão. O campo magnético é um conjunto de linhas de força orientadas que partem do pólo norte para o pólo sul dos imãs, promovendo sua capacidade de atração e repulsão, mecanismo que fica explicado na figura que segue:


A movimentação de um campo elétrico próximo a uma bobina produz a corrente elétrica i.

Por: Suellen Borges

fonte : http://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/eletromagnetismo-1-imas-e-inducao-eletromagnetica.htm

Campo Magnético

Um modo de visualizarmos as linhas de força do campo magnético é pulverizando limalha de ferro em torno de um imã. Abaixo, a figura ilustra esse efeito pelo qual as partículas metálicas atraídas desenham o perfil do campo magnético.Um modo de visualizarmos as linhas de força do campo magnético é pulverizando limalha de ferro em torno de um imã. Abaixo, a figura ilustra esse efeito pelo qual as partículas metálicas atraídas desenham o perfil do campo magnético.


Por: Suellen Borges

Fonte :http://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/eletromagnetismo-1-imas-e-inducao-eletromagnetica.htm

Ondas de Rádio

As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas utilizadas pelas emissoras de rádio e que possuem frequências que variam até cerca de108 hertz. Nas emissoras de rádio, existe um circuito elétrico que provoca a oscilação de elétrons na antena emissora, esses elétrons são acelerados e em decorrência desse acontecimento emitem ondas de rádio que se propagam transportando informações da estação até a antena receptora que existe, por exemplo, no radinho de pilha do vovô. As emissoras de TV utilizam esse mesmo princípio para realizar suas transmissões, no entanto as ondas eletromagnéticas que elas utilizam possuem frequências mais altas que as utilizadas pelas emissoras de rádio.


Por: Suellen Borges

Fonte: http://www.infoescola.com/fisica/ondas-eletromagneticas/

Ondas Eletromagnéticas



As ondas eletromagnéticas são utilizadas hoje em dia em: Radiografias. (o corpo é bombardeado por raios-X, que são um tipo de onda eletromagnética, os raios-X sofrem interação com o corpo depois, de certa maneira, essa interação é analisada para a formação da imagem.) Fornos de microondas. (sobre os alimentos são emitidas ondas eletromagnéticas que estão na freqüência de ressonância do átomo de hidrogênio, assim este fica escitado aquecendo o alimento.)

Pra entender um pouco mais sobre o forno de microondas assista o vídeo:



Por: Suellen Borges

Fonte:http://www.infoescola.com/fisica/eletromagnetismo/

O Eletromagnetismo

Pela Lei de Faraday podemos observar que a variação do campo magnético produz um campo elétrico. Em 1864, o físico escocês James Clerk Maxwell ( 1831-1879) analisou o efeito inverso, ou seja se a variação do campo elétrico produziria uma variação do campo magnético. Maxwell mostrou que é possível ocorrerem situações em que um campo elétrico variável produz um campo magnético também variável, com este produzindo um campo magnético variável como o primeiro. Quando uma carga elétrica oscila, ela produz campos magnéticos e elétricos que variam com a mesma frequência da carga oscilante, este fato é suficiente para termos uma onda eletromagnética.

Por: Suellen Borges

Fonte:http://www.infoescola.com/fisica/eletromagnetismo/